"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que já nos levam sempre aos mesmos lugares. É tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

(Fernando Pessoa)
Já dizia uma frase clássica da obra de Homero: "Decifra-me ou te devoro". Sejam todos bem vindos!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O texto Dissertativo (Redação)


São várias as dúvidas relacionadas ao texto dissertativo. Dentre elas, encontra-se a dificuldade de como inciar uma dissertação. Para sanar este problema, existem alguns mecanismos facilitadores:

1 - A forma mais comum de começar é conceituando a proposição que pretende discutir e/ou defender. Exemplo: Bullying é o conjunto de maus-tratos, agressões intencionais, físicas ou verbais, ameaças, coações ou outros atos de intimidação física ou psicológica, exercidas de maneira repetitiva sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável.

2 - Expor dados estatísticos a respeito do tema também é uma ótima opção: "Altamente lucrativo, o narcotráfico movimenta milhões de dólares por ano no mundo inteiro. O Brasil participa desse circuito, funcionando como corredor do tráfico que desembarca nos EUA e na Europa. Dos processos criminais em andamento no Rio de Janeiro em 1999, 26% eram ligados ao tráfico e ao uso de entorpecentes."

No entanto, vale salientar que a primeira preocupação deve ser com o tema oferecido, lembrando-se que o parágrafo introdutório carrega a ideia central de todo texto.

(Flávia Rodrigues)
Dicas de como fazer uma boa redação


Nenhum comentário:

Postar um comentário